Ed. em Direitos Humanos



A temática dos Direitos Humanos (DH) faz parte da agenda global com bastante respaldo e abrangência. Apesar de ser um debate relativamente antigo, adquiriu maior vulto nas últimas décadas, sendo que não há um discurso homogêneo. Isso se deve, em parte, pelo fato de os Direitos Humanos possuírem uma inserção em diferentes áreas de estudo e uma aceitação tanto por parte de grupos majoritários quanto de grupos minoritários, além de se tratar de uma política transnacional, da qual o Brasil é signatário.
A implementação de ações formativas de educação em direitos humanos se constitui como elemento central para a incorporação da transversalidade deste tema na prática docente, como condição para a superação de práticas escolares excludentes, a partir dos pressupostos de uma educação voltada para o desenvolvimento de práticas de respeito à alteridade e para o livre exercício da cidadania.
A construção de uma cultura dos Direitos Humanos é de especial importância em todas os espaços sociais e a escola tem um papel fundamental na construção dessa cultura, contribuindo na formação do sujeito de direito, mentalidade e identidade individual e coletiva.





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