Ed. Especial



As políticas das duas últimas décadas, sobretudo a legislação educacional, têm direcionado o atendimento dos alunos com deficiência preferencialmente na escola regular de ensino, corroborando assim, com uma perspectiva de educação inclusiva que reserva os direitos da criança com necessidade especial, “em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania ”, conforme enfatiza o Estatuto da Criança com deficiência, publicado no ano de 2015 em seu 1º artigo.
Nessa perspectiva, compreendemos a orientação educação inclusiva como constituinte das políticas educacionais, reformulada no âmbito da Educação Básica que se define a partir das mudanças sociais, considerando a ação histórica daqueles que em determinados contextos ficaram à margem do processo de escolarização. Diante deste cenário, chamamos atenção à necessidade de uma formação especializada dos profissionais da educação ao atendimento às crianças com necessidades especiais, seja em âmbito público e ou privado.
O presente curso visa, portanto, proporcionar um aprofundamento em temas que estão presentes na prática do Pedagogo, do Psicólogo, do Educador e demais profissionais envolvidos, buscando um entendimento sobre as diferentes deficiências, articulando o diálogo entre as partes: escola, criança e família com vistas à melhoria no processo ensino-aprendizagem e ao sucesso escolar das pessoas com deficiência.





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