Ed. Infantil / Séries Iniciais


 

É cediço que a qualidade da formação escolar perpassa pela qualidade dos profissionais que atuam na Educação Básica, a começar pela Educação Infantil e as séries iniciais, à qual consideramos grandes “pilares” na formação de todo ser humano. Para tanto, compreender a especificidade do trabalho pedagógico na Educação Infantil como preparo de uma idade para outra idade, constitui-se o eixo central da discussão de toda a proposta, pois a criança não é um vir a ser; ela é, desde o início de sua criação, uma pessoa que tem o direito de viver com plenitude todos os momentos de sua existência.

Esta proposta norteia-se nos princípios do aprender a aprender, da interdisciplinaridade, da visão integral e integrada da infância. E a finalidade é trabalhar o processo de construção do conhecimento do próprio educador, na perspectiva de que o mesmo se constitui no instrumento principal de produção da sua própria competência, técnica, científica e política vindas a atuar de forma crítica e criativa, na escola e na sociedade, como cidadão. Gostaríamos de ressaltar, ainda, que todo este projeto está respaldado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei Nº. 9394/96), que destaca a “necessidade de formação específica para os profissionais que atuam nestas áreas”.

Por fim, destacamos que a preocupação com a qualidade do trabalho educativo desenvolvido na educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), a consequente necessidade do desenvolvimento de pesquisa nestas áreas, somada à necessidade de aperfeiçoamento dos profissionais da educação, constituem-se nas razões básicas deste projeto.

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